Posted on

Chefs de vários países celebram parceria entre Brasil e França em Búzios

Sexta (18) e sábado (19), o hotel Le Relais La Borie retoma os icônicos jantares Les Pantagruels, com seis chefs convidados. Em parceria com a Associação de Chefes França-Brasil, que celebra os 100 anos da França no Rio de Janeiro, o chef-executivo do hotel, Paulo Cézar Cordeiro, receberá  um time de estrelas da gastronomia. Além dos franceses Frédéric Monnier, Emmanuel Ruz (1 Estrela Michelin) e Damien Montecer, o intercâmbio terá a participação do chef argentino Gonzalo Vidal, que se prepara para abrir o Gonza, no Horto, da chef Dani Rosa, especializada em cozinha orgânica, e de Joana Gallo, há 20 anos em Búzios. “Há 10 anos trazemos grandes chefs de renome internacional para Búzios. É mais do que um jantar. Queremos abrir a nossa casa à beira-mar para que chefs e convidados compartilhem um bom momento conosco e tenham boas memórias”, destacou o empresário Nicholas Lindemann, dono do hotel.

 

Hotel La Borie
Hotel La Borie será palco da 10ª edição do Pantagruels./Divulgação

Em sua 10ª edição, a série de encontros com nome inspirado no glutão Pantagruel, personagem mitológico do escritor francês François Rabelais, promoverá experiências inusitadas entre os chefs, como uma aula de surfe ministrada por Rico de Souza, pesca e visita a produtores locais, resultando em um sunset e dois jantares colaborativos abertos ao público, de frente para a Praia de Geribá. O evento tem curadoria da jornalista Renata Monty.

 

+Nem Solange resistiu! De onde são os doces do casamento da Fátima

 

Quem são os  chefs da 10ª edição do Pantagruels

 

.
Paulo Cezar Cordeiro: Paulinho, como é conhecido o chef executivo do hotel Le Relais La Borie, privilegia ingredientes locais em sua cozinha./Divulgação

Paulo Cezar Cordeiro,  chef executivo do hotel Le Relais La Borie, receberá o time de convidados no evento deste final de semana.  Nascido em São Fidelis e morador de Búzios há 30 anos, Paulinho privilegia ingredientes locais com técnicas de preparo francesas do café da manhã ao jantar. Ao longo de 17 anos de história no La Borie, teve a oportunidade de cozinhar e trocar conhecimento com diversos chefs Michelin que passaram por ali.

+Félix Sánchez assume gastronomia do Zendaya Resort, em Búzios

Continua após a publicidade

Emmanuel Ruz
Emmanuel Ruz: criador do Festival Internacional de Gastronomia em Pontal de Maceió, Emmanuel Ruz conquistou uma estrela Michelin na França./Divulgação

Emmanuel Ruz, natural da Borgonha, é o criador do Festival Internacional de Gastronomia em Pontal de Maceió, no Ceará, e embaixador das Estrelas de Mougins. Sua trajetória em estabelecimentos de prestígio o levou a abrir seu restaurante na Riviera Francesa em 2009, onde conquistou uma estrela Michelin. Em 2019, após a venda de seu restaurante Lou Fassum, mudou-se para o Brasil.

Frederic Monnier
Frédéric Monnier: Com título de Maître Cuisiner de France,chef é conselheiro do SindRio e da Câmara de Comércio França-Brasil./Divulgação

Com título de Maître Cuisiner de France, concedido a apenas quatro profissionais atuantes no Brasil, Frédéric Monnier também é consultor gastronômico, empresário, palestrante e Conselheiro do SindRio (Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) e da Câmara de Comércio França-Brasil.

Damien Montecer
Damien Montecer: Ex-Louis 15, restaurate de Alain Ducasse,  chef a braçou o Rio como seu novo lar há mais de 15 anos./Divulgação
Continua após a publicidade

Natural de Bandol, no sul da França, entre Saint‑Tropez e Marseille, Damien Montecer iniciou a carreira aos 16 anos, em um estágio na cozinha do prestigiado Louis 15, de Alain Ducasse, onde mergulhou na exigente rotina de um grande restaurante. Há mais de 15 anos escolheu o Rio de Janeiro como lar. Durante esse período, conquistou os cariocas à frente do Térèze, em Santa Teresa, e também comandou o Emile, no hotel Emiliano, em Copacabana. Hoje, atua como consultor gastronômico, assinando cardápios para alguns dos mais renomados restaurantes e marcas de luxo da cidade.

.
Gonzalo Vidal: chef argentino se prepara para abrir o seu primeiro restaurante: o Gonza, em parceria com Cello Camolese, no Horto./Divulgação

Natural de Santa Fé, o chef argentino Gonzalo Vidal se prepara para abrir o seu primeiro restaurante: o Gonza, em parceria com Cello Camolese, no Horto. Revelou-se como talento internacional pelo trabalho feito no 74 Restaurant, em Búzios, colocando a casa na lista de “descobertas especiais” do 50 Best Discovery. Há dois anos deixou Búzios e presta consultoria para celebrados restaurantes cariocas.

 

Dani Rosa
Dani Rosa: a chef e consultora gastronômica, formada pela Cordon Bleu, é dona do premiado vegano Ganic Lab./Divulgação

 

Formada pela prestigiada escola Le Cordon Bleu (especialização em Plant Based Cuisine), Dani Rosa é chef e consultora gastronômica e especialista em alimentação saudável de alta gastronomia. Chef e proprietária do Ganic Lab, restaurante premiado como Melhor Vegano da cidade pelo VEJA RIO COMER & BEBER em 2021. É curadora gastronômica do Ibiti Projeto Hotel (27o lugar na lista dos 50 melhores hotéis de luxo do mundo, segundo o Robb Report. O único hotel brasileiro a figurar no ranking).

Continua após a publicidade

Joana Gallo
Joana Gallo: Há 25 anos em Búzios, chef trabalho com foco na identidade na gastronomia brasileira./Divulgação

Há 25 anos em Búzios, Joana Gallo  trabalha com uma cozinha que tem forte identidade na gastronomia brasileira, valoriza ingredientes regionais e traz as raízes do país como base do seu trabalho. Trabalhou com grandes chefs, como José Hugo Celidônio, foi sócia-fundadora do Donna Jô, referência em Búzios, e hoje realiza eventos e presta consultoria para restaurantes.

 

Compartilhe essa matéria via:

O Les Pantagruels


Inspirado no universo criado por François Rabelais, o Les Pantagruels é um encontro descontraído que une chefs e público. Tradicionalmente realizado no Hotel Le Relais La Borie, em Geribá, reúne grandes nomes da gastronomia brasileira e francesa em torno de menus exclusivos. O evento, que tradicionalmente acontecia em outubro, desde 2019  passou a ter edições ao longo do ano, transformados em momentos gourmets com chefs convidados em diferentes datas.  Já participaram do evento, um dos mais esperados da Região dos Lagos, nomes de destaque internacional, como Marc Meurin, detentor de duas estrelas Michelin, e Didier Aniés, uma estrela e título de  Meilleur Ouvrier de Fce (MOF).

Rua Gerbert Perissé, 1374, Praia de Geribá, Búzios. Sex. (18) e sáb. (19), às 20h. Reservas pelo tel.: (22) 98173‑9138. R$ 350,00 por pessoa, com vinhos harmonizados. E-mail: laborie@laboriebuzios.com. Site: laborie@laborie.com.br. 

Publicidade

Fonte:

Comer & Beber – VEJA RIO