Posted on

Château de Coulaine ( Chinon – Vale do Loire)

O Château de Coulaine, localiza-se em Beaumont-En-Véron (Chinon) e cultiva videiras desde meados do século XV, dados comprovados em registos históricos familiares, o castelo foi construído em 1470 por Jehan de Garguehalls que governava a cidade de Chinon. Durante o século XIX a filoxera afetou os seus vinhedos assim como na Europa toda. No início do século XX a propriedade entrou através de contrato de casamento para a família Denys de Bonnaventure. Através da técnica de enxertia novas vinhas foram plantadas entre os anos de 1950 e 1970 por Jacques Denys de Bonnaventure.

Château de Coulaine por Dayane Casal (Fevereiro-2023)

Em 1937 houve a oficialização da Appellation Chinon Protège de vinhos, o Jacques Denys de Bonnaventure foi o primeiro a solicitar e a reivindicar o vinho Chinon produzido em Coulaine. Em 1988 Pascale Denys e Etienne de Bonnaventure assumiram e fizeram um trabalho de modernização na propriedade, replantando novas vinhas, ajudando a destacar novos terroirs e em 1994 obtiveram oficialmente o selo de agricultura orgânica, a primeira concedida em Chinon.

Jean e Tatiana de Bonnaventure

Na atualidade os herdeiros Jean e Tatiana de Bonnaventure são os que comandam a propriedade e a produção, Jean engenheiro agrônomo, especialista em viticultura e em enologia me apresentou pessoalmente a propriedade com uma enorme gentileza explicando cada detalhe desde a vinha ao produto final, os seus vinhos biológicos especiais.

A produção da propriedade gira em torno de 80.000 garrafas por ano, com cerca de uma área de 20 ha divididas em diferentes parcelas que se diferenciam bastantes em suas características de solos sobretudo, maioritariamente está plantada a casta tinta Cabernet Franc com cerca de 16 ha e o restante da branca Chenin Blanc. A média de idade das videiras gira em torno de 40 a 50 anos e suas vindimas são todas realizadas manualmente.

Devido a parcelas diferentes os vinhos produzidos possuem diferenças significativas, expressando verdadeiramente o conceito do seu terroir. A fermentação e o envelhecimento acontecem em enormes balseiros de carvalhos e também o estágio ocorre em barricas de carvalho em diferentes tamanhos em uma cave especial cravada nas rochas pertencentes a propriedade, mantendo assim uma boa humidade e temperatura constante, os transformando em vinhos extremamente agradáveis e tecnicamente impecáveis.

Fica o convite a você leitor de quando possível ir in loco conhecer o Château de Coulaine e a degustarem seus vinhos biológicos especiais. Parabéns a família que preserva a tradição dos seus antepassados e sobretudo por buscarem a cada safra produzem vinhos ainda melhores.

Desejo boas provas a todos e saúde!

Fonte:

Mundo dos Vinhos por Dayane Casal