Posted on

Região vinícola Vale dos Vinhedos

Guia de viagem para a região vinícola do Vale dos Vinhedos

Região vinícola Vale dos Vinhedos

A região vinícola do Vale dos Vinhedos está localizada na Serra Gaúcha, próxima à cidade de Bento Gonçalves. Os vinhos da região foram fortemente influenciados pelos descendentes dos imigrantes italianos que vieram para a região. O clima temperado do Vale dos Vinhedos cria as condições perfeitas para os vinhos brasileiros finos e de alta qualidade.

Vinhos brasileiros de excelente qualidade e respeitados

Os processos de vinificação e os vinhos produzidos no Vale dos Vinhedos são fortemente influenciados pelos imigrantes italianos da região. Nos últimos tempos, essas práticas de vinificação têm sido combinadas com os mais recentes avanços tecnológicos, permitindo que os vinicultores explorem novos mercados e ganhem maior reconhecimento para os vinhos do Vale dos Vinhedos. A indústria vitivinícola da região está fortemente focada na evolução da viticultura na região.

Vale dos Vinhedos tem clima temperado. O solo da região é argiloso arenoso de formação basáltica. Estes solos resultam na produção de vinhos elegantes com elevado grau de finesse e complexidade.

Variedades de uva:

  • Tinto: Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat
  • Branco: Chardonnay, Riesling Italico, Muscat, Malvasia, Prosecco

Os Maravilhosos Vinhos do Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é conhecido pela produção de excelentes espumantes brasileiros. Estes espumantes secos são elaborados exclusivamente pelo método tradicional onde a segunda fermentação ocorre em garrafa. Para estes vinhos devem ser utilizadas as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Os vinhos tintos do Vale dos Vinhedos são elaborados principalmente com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot.

Onde ir em Vales dos Vinhedos

O Pórtico de Bento Gonçalves

O Pórtico de Bento Gonçalves também é conhecido como Pórtico da Pipa e está localizado em Bento Gonçalves. É de fácil acesso e tem espaço para os visitantes estacionarem. A viagem até o Pórtico da Pipa vale a pena pelas excelentes lembranças e oportunidades para fotos.

Mirante do Campanario – Miradouro do Campanário

O Mirante do Belfy é um local onde os visitantes podem apreciar as paisagens de tirar o fôlego da região do Vale dos Vinhedos. Para chegar ao topo do mirante são 55 degraus que precisam ser escalados. A vista do alto inclui a vila de Faria Lemos, os vales do Rio das Antas, Sana Lucia, Aurora, Morro da Zemith e Monte Abaixo.

Caminhos de Pedra – Experimente o melhor da gastronomia

O Caminhos de Pedra é um roteiro turístico que expõe os visitantes à ampla gastronomia da região do Vale dos Vinhedos. A rota leva os amantes da gastronomia por várias cozinhas, incluindo comidas italianas, como massas, risotos, assados ​​e grelhados. Tudo isso pode ser apreciado em cafés de estilo colonial ou como piquenique. Os Caminhos de Pedra estão abertos 365 dias por ano e é necessária reserva para grupos superiores a 15 pessoas.

A bela natureza do Vale dos Vinhedos

As belas paisagens naturais do Vale dos Vinhedos o tornaram um dos destinos de ecoturismo mais populares do Brasil. A região abriga uma série de atrações naturais maravilhosas que são um prazer visitar.

Gasper Adventure Park – Liberte seu aventureiro interior

O Gasper Adventure Park está localizado em Bento Gonçalves em Monte Belo e está aberto à visitação durante todo o ano. O parque oferece aos hóspedes uma ampla gama de atividades de aventura, incluindo bungee jumping, tirolesa, escalada artificial em parede, arvorismo, trilhas de quadriciclo, estilingue gigante, paintball e tiro ao alvo.

Vale do Rio das Antas – O Vale do Rio das Antas

O Vale do Rio das Antas é o local perfeito para vivenciar as paisagens bucólicas e históricas da região do Vale dos Vinhedos. Ao visitar o vale, os hóspedes também podem conhecer mais sobre a colonização italiana do sul do Brasil. O vale pode ser acessado de carro. Ao longo do caminho existem muitos cafés maravilhosos e lojas de estrada para parar e desfrutar. Outra maneira emocionante de explorar o vale de bicicleta com um guia experiente e experiente. O vale fica a apenas meia hora de carro de Bento Gonçalves, por um caminho que cruza a famosa ponte do Rio das Antas.

A Comida do Vale dos Vinhedos

A gastronomia do Vale dos Vinhedos é conhecida pelo uso de maravilhosos ingredientes locais frescos. a região abriga vários restaurantes excelentes, desde cafés casuais a restaurantes requintados que proporcionam experiências gastronômicas únicas e emocionantes.

Sagu de Vinho – Delicioso vinho e sagu

Sagu de Vinho é um delicioso prato local do Vale dos Vinhedos que é feito de vinho e sagu. Ao preparar o prato, o sagu é embebido em água por 15 minutos. Uma vez que é feito de molho, é drenado e fervido. Quando o sagu estiver macio e pronto é coado e depois misturado com vinho fervido e água. Antes de servir a sobremesa é deixada esfriar um pouco.

Entrevero – O Prato de Carne do Sul do Brasil

Entrevero é um delicioso prato de carne tradicionalmente feito no sul do Brasil. O prato tem influência espanhola e é feito com uma mistura de carnes e vegetais, incluindo frango, porco, alcatra, linguiça, bacon, cebola, alho, tomate, pimentão vermelho, pimentão verde, pimentão amarelo e mix de ervas.

Tainha na Taquara – Tainha Assada na Taquara

Tainha na Taquara é um prato de tainha assado na Taquara, típico do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. O prato é feito com tainhas ou anchovas assadas na lenha em brasa, presas a um espeto de bambu. Este prato é normalmente vendido na Festa do Mar que é uma festa que acontece a cada dois anos na cidade de Rio Grande.

Fonte:

Tudo Sobre Vinho