Posted on

10 truques para usar sobras de vinho

10 truques para usar sobras de vinho

De fazer geleia a molho de panela, veja o que fazer com sobra de vinho e dar uma nova vida a ele.

No final de um jantar, uma noite de encontro ou uma noite com amigos, você pode se encontrar com uma ou duas garrafas de vinho inacabadas. Neste ponto, você tem duas opções: tentar terminar de beber antes de virar ou encontrar uma maneira de reaproveitá-lo. A Rota A certamente funciona bem, mas se você não quiser beber mais, temos opções. Uma garrafa de vinho restante é algo cheio de possibilidades, oferecendo a você uma ótima chance de ser criativo na cozinha. Os últimos goles de rosé podem ser usados ​​em compotas caseiras, e vinho tinto extra pode estrelar tudo, desde um bolo de chocolate até um molho de panela para carré de cordeiro. Incluímos essas dicas e mais dicas favoritas para cozinhar com sobras de vinho abaixo, se você estiver com vontade de sobremesa, frutos do mar escalfados ou ainda quiser beber seu vinho – embora em um formato diferente. Leia todas as 10 dicas, pegue sua garrafa e comece a cozinhar.

Faça você mesmo seu próprio vinagre de vinho tinto

Tudo o que você precisa é de um vinho tinto seco e encorpado – como um Gamay, um Syrah ou até mesmo uma mistura de vários tintos restantes – um pouco de vinagre de maçã cru, uma jarra de vidro, gaze e um elástico. Após cerca de oito semanas, você terá vinagre. Não se esqueça de coar antes de guardar e usar.

Transforme-o em molho para sua salada

Seu vinagre de vinho tinto caseiro pode ser usado nesta receita para um vinagrete básico, que também pede um dente de alho, mostarda Dijon, sal kosher, pimenta e azeite extra-virgem. Ele sugere várias variações; brinque com os ingredientes para fazer vinagrete de missô, vinagrete de estilo francês ou até vinagrete de picles de endro. Ele pede meia xícara de vinho tinto restante, combinado com sal marinho fino e azeite extra-virgem para um molho fácil. Sem vinho tinto? Troque em branco, rosé ou uma combinação de vinhos também.

Misture em outra bebida

Se você não gostou do vinho sozinho, use-o como base para outro coquetel. Você pode fazer um copo de Calimocho, um coquetel espanhol que combina cola e vinho tinto, ou uma caneca de vinho quente quando o tempo está frio (você pode até ousar uma versão que use Pinot Grigio). Sherry extra amontillado pode dar uma nota doce ao coquetel chamado Stop the Hourglass congelado, e se você tiver um rosé extra seco, guarde-o para esta bela sangria. Se você tem tinto ou branco, espumante ou não espumante, muito vinho ou apenas um pouco, você tem opções.

Prepare um pouco de geléia

Geleia com vinho? Uma xícara de rosé pode ser transformada nesta geleia de pêssego-rosé pronta para o verão, e esta geleia de mirtilo-beaujolais usa uma garrafa inteira de beaujolais, caso você tenha uma sobra fechada. Uma vez que sua geleia de vinho esteja pronta, use-a como cobertura em um prato como torradas de ricota, espalhe-a em um sanduíche (como esses sanduíches de presunto e geleia) ou sirva com uma tábua de queijos e embutidos.

Faça um bolo…

Vinho e bolo podem ser maravilhosos juntos, então é uma progressão natural pegar vinho e usá-lo em seu bolo também. Pegue a receita do nosso diretor de culinária Justin Chapple para o bolo de chocolate com vinho tinto, que recebe um impulso das notas frutadas de uma xícara de Cabernet Sauvignon. Ou o lindo Moscato Pound Cake da escritora Nicole A. Taylor com Grape Glaze, com Moscato d’Asti, que aparece tanto no próprio bolo quanto na cobertura. Uma garrafa inteira de Prosecco é usada para fazer este Aperol Spritz Cake com Prosecco-Poached Ruibarb – na própria massa e para escalfar o ruibarbo colocado por cima.

…ou algumas gomas de vinho

Riesling seco é um dos ingredientes principais nestas gomas Kumquat-Rieslinger, que brilham com uma cor laranja profunda e têm uma nota azeda graças a uma camada de ácido cítrico. Você só precisará de 3/4 de xícara ou 180 gramas de Riesling para fazer um lote. (Recomendamos particularmente o Riesling Kung Fu Girl para isso). Riesling seco também pode ser combinado com damascos secos, açúcar e gelatina sem sabor para fazer Riesling Pâte de Fruit . E se tiver champagne? Embora não sejam estritamente gomas, essas geleias de champagne são uma maneira divertida de transformar duas garrafas de champanhe rosé em uma sobremesa elegante, adequada para uma celebração.

Peras Poach, Frutos do Mar e Mais

O vinho também pode ser usado para escalfar ingredientes, como nesta sobremesa marcante de Peras Escalfadas em Vinho Tinto (você também pode escalfar pêras em Moscatel), e essas Vieiras Escalfadas de Sancerre com Grãos Macios – troque por Sauvignon Blanc na última receita se você não tem Sancerre. O Porto Ruby também desempenha um papel neste impressionante Bolo de Queijo de Cabra com Cranberries Escalfados em Vinho, atuando como a base do líquido de caça para os cranberries. Esse líquido escaldado é transformado em uma geleia que cobre o bolo de cor creme, criando um belo contraste, e os cranberries escaldados ao vinho decoram o perímetro do bolo coberto de geleia.

Use-o em ensopado

O vinho adiciona profundidade de sabor aos ensopados, como visto nesta receita de Ensopado de Veado com Vinho Tinto do nosso Editor Executivo de Vinhos Ray Isle. Você só precisará de uma xícara e meia de um vinho tinto robusto e encorpado para fazê-lo, como um Syrah ou Cabernet Sauvignon. (Por acaso, também recomendamos emparelhar o ensopado acabado com um Petite Sirah.) As sobras de vinho branco também podem encontrar um lar no ensopado – use uma xícara de branco seco para fazer este Ensopado de Frango Cremoso, que leva apenas 45 minutos de começar a terminar.

Faça o molho de panela

Uma maneira incrivelmente fácil de reaproveitar o vinho restante é fazer um molho de panela. Nossa edição de abril oferece algumas maneiras diferentes de fazer isso: usando um pouco de vinho branco seco para fazer o Molho de Vinho Branco com Crème Fraîche e Ervas da Primavera, que combina lindamente com peitos de frango; transformar um vinho tinto ousado (como um Bordeaux ou Rioja) em um Molho de Vinho Tinto com Cominho e Chiles para costeletas de lombo de cordeiro; ou tomar um xerez seco como oloroso e fazer um molho de panela para servir com costeletas de porco. Bife e molho de panela também são uma combinação feita no céu, então você definitivamente vai querer adicionar este Steak Au Poivre com molho de panela de vinho tinto à sua rotação de refeições.

Congele para depois

Se você quer cozinhar com seu vinho, mas não tem tempo, também há uma solução para isso. Você pode congelar o restante do vinho. Isso não funciona para vinho espumante, mas para tintos, brancos ou outros vinhos que você possa ter à mão, você pode congelá-los e descongelar conforme necessário. Basta pegar uma bandeja de cubos de gelo (ou recipientes para porções maiores) e despeje seu vinho. “Deixe um espaço no topo para permitir que o vinho se expanda no freezer”. Certifique-se de cobrir a bandeja ou recipiente para que o vinho não pegue os sabores de outros ingredientes. Se você faz cubos de gelo de vinho, também pode guardá-los em um saco plástico para congelar.

Fonte:

Tudo Sobre Vinho